Espanha está pronta para o Euro. Luis Enrique já escolheu os 24 homens que levará consigo para conquistar o trofeu.
Entre as grandes ausências destaca-se sobre tudo, a de Sergio Ramos. O selecionador comunicou ao capitão a sua decisão numa chamada telefónica durante a noite de domingo, ''correta e educada'', horas antes de desvendar a lista com os 24 nomes na Ciudad del Fútbol. Consciente da repercusão da decisão, Luis Enrique deu explicações antes de iniciar a sua conferência de imprensa.
''Menção especial para o Sergio Ramos, o nosso capitão, que decidi que não irá conosco porque não pôde competir desde janeiro nas condições adequadas, nem pôde treinar com o resto do grupo. Eu mesmo comuniquei, mantive uma conversa telefónica com ele. É difícil e duro. Alguém que esteve sempre no máximo e que pode voltar a ajudar a Seleção no futuro'', afirmou.
''É uma decisão complicada mas procuro sempre o melhor para o grupo. Recomendei-lhe que fosse egoísta, que pense em si para recuperar o seu nível e voltar a jogar no seu clube e na Seleção'', acrescentou sem fechar a porta ao seu regresso para a fase final da Liga das Nações ou no Mundial 2022.
Admitiu Luis Enrique que as lesões e situações como a que sofreu Sergio Ramos provocam uma escolha condicionada da sua parte para os convocados que vão disputar o Euro, mas reconnheceu que não tinha esperanças de que no tempo que resta atá ao início do torneio Ramos fosse melhorar depois de várias lesões.
''Gostaria que estivesse aqui. Havia uma possibilidade de que recuperasse até à competição mas creio que é um pouco improvável já que não competiu nos últimos meses'', disse.